Composição Exame de Português 2012



No mundo actual é evidente a procura de popularidade por parte da maioria da população, devido à facilidade da divulgação da informação pelos meios de comunicação de massas e pelas redes sociais. Quem é que não procura os seus ‘5 segundos de fama’?

Essa facilidade de divulgação veio trazer maior visibilidade a algumas pessoas, tornando-se assim populares. Como consequência, outras tantas pessoas quiseram também ser populares, imitando ou não os seus ídolos.
De facto, a quantidade de vídeos existentes na Internet postados por pessoas que querem maior popularidade aumentou exponencialmente nos últimos anos. Podem querer tornar-se populares por cantarem bem, dançarem como o Mickael Jackson ou simplesmente por terem caído de um skate (veja-se o recente caso do Hélio). O que importa não é o motivo da fama, o que interessa é ser famoso. Nem que seja por aparecer dez segundos no Telejornal a responder a algo ou mesmo por estar atrás do jornalista a fazer caretas. Já é motivo de perguntar aos amigos: então, ontem viram-me na TV?

Por outro lado também existem casos em que a falta de talento leva a tentar ser popular por outros motivos. Caso mais flagrante dos dias de hoje? A quantidade de amigos ou interações que se tem numa determinada rede social. Numa escola, é frequente ouvir-se: Já tenho 4000 amigos e 120 gostos na foto principal! – Isto é dito pelas denominadas ‘pessoas populares’ de determinada escola. Mas lá está, a ambição de ser popular está sempre presente. 

Em suma, pode-se concluir que nos dias de hoje as pessoas têm a necessidade de serem populares, de verem o seu nome espalhado por toda a parte ou de serem reconhecidas na rua por razões que nem sempre são merecedoras de tal.

Sem comentários:

Enviar um comentário